A Psicomotricidade é uma área de estudo transdisciplinar, que resulta da análise compreensiva da relação dinâmica entre o perfil socioemocional, cognitivo e motor da pessoa no seu contexto.
A intervenção em psicomotricidade decorre quando não há comprometimento do desenvolvimento e/ou quando há dificuldades na interligação entre a mente e o corpo. Esta intervenção visa: promover o desenvolvimento integral do indivíduo, a sua saúde e qualidade de vida; promover competências cognitivas, psicoafectivas, motoras, sociais e de comunicação; melhorar a relação intra e interpessoal e/ou tomar consciência de si, enquanto pessoa que aprende e se adapta nos diferentes contextos e fases de vida.
Fundamentada em diferentes áreas científicas, o psicomotricista organiza a sua intervenção em diversas fases como avaliar, planear e monitorizar, com recurso a métodos e/ou técnicas de mediação corporal. Esta intervenção do psicomotricista visa o desenvolvimento e/ou manutenção das competências psicomotoras do indivíduo a partir do diálogo tónico-emocional, nomeadamente através da abordagem a partir do corpo e com recurso a diferentes métodos, como por exemplo técnicas: de relaxação e de consciencialização corporal; percetivo-motoras; expressivas e lúdico-terapêuticas.
A intervenção psicomotora permite, assim, direcionar, ajustar, encaminhar ou concluir a intervenção preventiva, educativa ou terapêutica, em todas as dimensões e contextos do indivíduo.
Áreas de intervenção do Psicomotricista:
- Intervenção Precoce
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Crianças e Adultos Neurodivergentes;
- Crianças e Adultos com Deficiência;
- Crianças e Adultos com doença mental;
- Envelhecimento Activo;
- Gerontopsicomotricidade.


