A orientação vocacional e profissional ajuda o utente, seja ele adolescente, jovem ou adulto a refletir sobre as escolhas sobre o seu percurso escolar/formação e futuro profissional.

Fases
O processo envolve:
- Exploração das competências cognitivas, pelas suas competências e aptidões;
- Exploração das competências afetivas, pelos seus interesses e motivações;
- Promover uma reflexão e o autoconhecimento para potenciar uma tomada de decisão consciente e ponderada.
Primeiramente é realizado uma entrevista, com vista a desenvolver um diagnóstico de necessidades.
De seguida a aplicação de testes psicométricos que avaliam diferentes dimensões: gostos e interesses profissionais, aptidões, valores e personalidade.
Será elaborado um relatório e entregue em sessão com o objetivo de clarificar e esclarecer o utente sobre as possibilidades e hipóteses de escolha ao nível do ensino ou formação, mediante as suas preferências e aptidões, recolhidas em avaliação.
A orientação nestas áreas, visa a reflexão em conjunto com o utente sobre os diferentes ensinos/formações e a articulação com o mercado de trabalho, com vista a promover a sua tomada de decisão de forma consciente.
Será importante, caso seja necessário, a articulação com a família com vista a se desmistificar e informar sobre as várias possibilidades de ensino/formação e a sua entrada no mercado de trabalho.